Montijo adjudica obra de remodelação do edifício da trabatijo

É intenção da câmara "reconverter o edifício num espaço cultural

A proposta de projeto de decisão de adjudicação, nomeação da equipa de fiscalização, aprovação da adjudicação e da minuta do contrato da obra Remodelação do Edifício Trabatijo para Pólo Cultural já foi aprovada em reunião de câmara. A obra terá um custo superior a 1,5 milhões de euros. PS, PSD e CDU estiveram todos de "acordo" para dar uma nova vida a um edifício com história no centro da cidade.
Antiga cooperativa vai ganhar nova vida 

Na apresentação da proposta o vice-presidente, José Manuel Santos recordou que “o concurso ficou inicialmente deserto. Foi convidada uma empresa, nos termos da lei, que pelo mesmo valor do concurso e nas mesmas condições aceitasse fazer esta empreitada, o que aconteceu com a empresa Santavares – Empreiteiros, Lda. Pelo valor de 1,5 milhões de euros mais IVA. 
Recorde-se que a autarquia adquiriu o prédio da antiga Cooperativa de Produção e Consumo dos Trabalhadores do Montijo – Trabatijo, em 2019, sito na Rua João Pedro Iça n.º 35 a 39.
A Trabatijo tem os seus primórdios associados à União dos Trabalhadores Rurais Aldegalenses, uma sociedade cooperativa de responsabilidade limitada de panificação, produção e consumo, criada em 26 de Março de 1920, com a finalidade de fornecer aos sócios, filhos ou tutelados todos os artigos indispensáveis à alimentação e prestar-lhes auxílio em caso de doença, fornecendo ajuda pecuniária.
Mais tarde, nos anos 60 do século passado, esta associação evoluiu para a Cooperativa de Produção e Consumo dos Trabalhadores do Montijo – Trabatijo, com novos estatutos e nova designação, passando a auxiliar qualquer trabalhador, independentemente da sua profissão e com a mesma finalidade e propósito de abastecimento alimentar e de proteção social aos trabalhadores.
Com a decisão de aquisição deste prédio, o município do Montijo passou a ser proprietário de um imóvel cuja história se encontra intimamente ligada à matriz identitária do povo montijense, à defesa dos trabalhadores, à solidariedade social e ao apoio aos mais desfavorecidos.
É intenção da câmara "reconverter o edifício num espaço cultural". A proposta foi aprovada por unanimidade. 

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Montijo 

Comentários