“Não abdicamos de que a cultura e a arte sejam a inspiração para mantermos a nossa sanidade mental"
O vereador da Cultura da Câmara Municipal, Pedro Pina, afirmou, no dia 31 de Agosto, no encerramento do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, que a importância assumida pelo evento no concelho leva a que autarquia se empenhe na sua concretização e crescimento. “Esta caminhada que já tem mais de duas décadas contará sempre com a nossa persistência, vontade e empenho”, assegurou o vereador Pedro Pina no fecho desta 26ª edição da Festa do Teatro, no Fórum Municipal Luísa Todi. “Nós não abdicamos de que a cultura e a arte, e neste caso o teatro, sejam a inspiração para mantermos a nossa sanidade mental”.Festa do teatro levou a Setúbal 24 produções de sete países |
Após a apresentação do último espetáculo cénico desta edição, “Moço da Cola”, pela companhia Astro Fingido, o autarca sublinhou que a Câmara Municipal de Setúbal acredita que “o palco, os artistas e as artes continuarão a ser um espaço de liberdade e de esperança num mundo e numa sociedade melhores”.
Mais de quatro dezenas de eventos, entre os quais espetáculos cénicos, concertos, formações, conversas de teatro, exibição de curtas-metragens e exposições, preencheram o Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro, numa iniciativa do Teatro Estúdio Fontenova com a parceria do município.
Entre os dias 21 e 31 de Agosto, o certame cultural apresentou um programa eclético e de qualidade, como salientou com o diretor do Teatro Estúdio Fontenova, José Maria Dias.
“A Festa do Teatro afirmou-se, mais uma vez, como o evento cultural setubalense de maior projeção nacional e internacional. Isto deve-se a uma programação cuidada, com diversos estilos e estéticas, e à qualidade artística das escolhas que orgulhosamente nos diferenciam dos demais festivais”.
José Maria Dias enalteceu o “empenho de toda a equipa envolvida na organização”, desde os trabalhadores da companhia teatral e da Câmara Municipal de Setúbal a um grupo de voluntários.
Para o êxito do evento contribuíram, igualmente, “o apoio do público, que acorre em grande número a todos os espetáculos”, bem como o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal, a parceria com a Escola Secundária Sebastião da Gama e o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes.
Companhias cénicas de Portugal, Espanha, França, Chile, Brasil, Colômbia e Roménia apresentaram três dezenas de espetáculos para diferentes públicos, entre os quais quatro estreias integradas na programação da Secção Oficial, a qual contou com um total de 24 produções.
Já a Secção Off – Mais Festa levou aos diferentes palcos do evento perto de uma dezena de projetos emergentes, que se apresentam a concurso e, também, sem caráter competitivo.
“Ensaio sobre a perda”, produção da Bossa, com texto de Herton Gustavo Gratto, encenação de Daniel Dias da Silva e interpretação de Bruno Muratori e Fábio Nóbrega Vaz, foi o projeto vencedor da Secção Off a Concurso.
Agência de Notícias
Fotografia: CM Setúbal
Comentários
Enviar um comentário