Centenas de atletas vão correr a 25ª Meia-Maratona Ribeirinha da Moita

O evento desportivo acontece já no próximo domingo a partir das 09h30 

Está quase aí a 25ªMeia-Maratona e 22ª Mini-Maratona/Caminhada Ribeirinha, da Moita, uma prova de tradição no calendário das Meias Maratonas nacionais. Este é um evento desportivo de grande relevância, numa área em que o município da Moita continua a apostar ao aliar-se a algumas das associações e clubes do concelho. Todos os anos esta prova desportiva de grande relevância tem um padrinho ou madrinha, preferencialmente alguém ligado ao mundo do desporto e do concelho da Moita. Este ano a escolha não é exceção e o evento tem como madrinha Liliana Cá.
Prova realiza-se já este domingo na zona ribeirinha 

A 25ªMeia-Maratona e 22ª Mini-Maratona/Caminhada Ribeirinha é organizada pela Câmara Municipal em parceria com o Centro de Atletismo da Baixa da Banheira, o Clube Amigos do Atletismo da Moita, o Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho, o Clube Recreativo do Penteado, o Grupo Desportivo Fonte da Prata, o Grupo Desportivo e Popular do Chão Duro e a Escola de Atletismo Moita Tejo. O evento tem também como parceiros as Uniões e Juntas de Freguesia do concelho assim como o Moto Clube da Moita e a Charanga do Rosário.
Uma verdadeira união de esforços entre várias entidades que torna esta numa das mais importantes provas desportivas da região. De recordar que a 25ªMeia-Maratona e 22ª Mini-Maratona/Caminhada Ribeirinha tem partida marcada para a Marginal da Moita e chegada na Praça da República e conta com um percurso de 21.098 metros para a Meia-Maratona e aproximadamente sete mil metros para a Mini-Maratona/Caminhada Ribeirinha.

Liliana, uma madrinha muito especial
Liliana Cá é a madrinha da prova 
Todos os anos esta prova desportiva de grande relevância tem um padrinho ou madrinha, preferencialmente alguém ligado ao mundo do desporto e do concelho da Moita. Este ano a escolha não é exceção e o evento tem como madrinha Liliana Cá.
A atleta nasceu a 5 de Novembro de 1986 e é especializada no lançamento de disco. Em 2024 ganhou a medalha de bronze no Campeonato Europeu de atletismo em Roma2024 e que foi uma das 32 atletas portuguesas que esteve os jogos olímpicos de Paris2024.
Liliana da Silva Cá, é descendente de guineeneses, mas nasceu em Portugal e vive no concelho da Moita há vários anos, sendo que é no Vale da Amoreira que ainda hoje tem as suas raízes. É por esta mesma ligação ao nosso concelho que aceitou ser a madrinha desta prova. 
Após uma pausa na carreira, entre 2013 e 2018, para cuidar dos filhos, conquistou a medalha de prata nos Jogos do Mediterrâneo de 2018.
Foi no CA Vale da Amoreira que, Liliana Cá se iniciou na modalidade. Passou pelo Sporting e pelo Benfica, antes de emigrar para Inglaterra. Assinou, pelo clube da Bobadela, o AD Novas Luzes e foi em representação deste competiu nos Jogos Olímpicos Tóqui2020, em 2021, onde devido à chuva caiu, acabando por se lesionar.
O seu recorde pessoal na prova são 66,40 metros, alcançados em Leiria em 2021, um recorde português.

Agência de Notícias 
Fotografia:  CM Moita 

Comentários