Moinho de Maré do Montijo ganha "premium Mills Portugal 2024"

"Esta distinção reconhece o valor patrimonial e etno-histórico do nosso moinho" 

O Moinho de Maré do Cais, no Montijo, foi distinguido com o prémio “Portugal Premium Mills 2024”,  aquando da visita da TIMS Sociedade Internacional de Molinologia, ao local. Na reunião da Câmara do Montijo, realizada na semana passada, o vice-presidente José Manuel Santos destacou a prestígio e o reconhecimento internacional alcançado pelo Moinho de Maré do Cais, ao receber o prémio.
Moinho ganhou um dos mais importantes distinções 

“O Moinho de Maré do Cais foi distinguido com este prémio de grande relevância, no âmbito da visita do TIMS, integrado no Tour Pós-Simpósio a Sul, Estuário do Tejo e Oeste. Esta distinção reconhece o valor patrimonial e etno-histórico do nosso moinho, o único exemplar deste tipo de funcionamento na Península Ibérica, e coloca Montijo no mapa europeu da molinologia ”, afirmou o vice-presidente.
O autarca destacou ainda a importância do evento organizado pela TIMS, que ocorreu entre 21 e 28 de Setembro, e contou com a participação de 16 países, 86 moinhos, 33 municípios e 13 distritos, mencionando que “esta iniciativa contou com participação de especialistas internacionais que conhecem o nosso património molinológico e apreciam de perto o valor único dos moinhos da margem sul do Tejo, onde se concentram uma maior quantidade de moinhos de maré da Europa” .
No Montijo, uma visita ao Moinho de Maré do Cais foi um dos pontos altos do passeio, evidenciando o papel da autarquia no apoio à preservação e promoção deste importante património. “A Câmara Municipal do Montijo apoiou a organização da visita, disponibilizando os meios logísticos necessários para que este evento resulte com sucesso, reforçando o nosso compromisso com a valorização do património local” disse José Manuel Santos .
A distinção do Moinho de Maré do Cais permitirá que este exemplar integre um circuito europeu de visitação recomendado pela TIMS, uma oportunidade que promete atrair mais visitantes e promover o turismo cultural e histórico na região. “Estamos muito orgulhosos por ver o nosso moinho ganhar um reconhecimento que transcende fronteiras e que valoriza ainda mais o Montijo no contexto europeu”, concluiu o vice-presidente da autarquia. 
É o único exemplar conhecido de Moinho de Maré no Estuário do Tejo que se manteve com os mecanismos primitivos, resistindo no século XIX às adaptações industrializantes que generalizaram a transmissão por meio de rodas dentadas metálicas.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Montijo 

Comentários