Representantes europeus visitaram a Unidade de Saúde de Sesimbra

A vila "é um bom exemplo de integração de um projeto no território, na comunidade"

A Unidade de Saúde de Sesimbra recebeu a visita de representantes da Comissão Europeia e da Autoridade de Gestão do Portugal 2020, para conhecer este equipamento, localizado na Praça Isabel Lourenço, inaugurado em Julho. A comitiva foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, e pelos técnicos municipais que acompanharam o projeto, Marinho Pinho, autor do projeto de arquitetura e Mafalda Frade, engenheira.
Dirigentes europeus foram ver investimentos do Portugal2020 

"Este edifício está implementado num terreno que a autarquia tinha disponível, e que, do nosso ponto de vista, poderia reunir as condições para oferecer um conjunto de valências que era impensável reunir no anterior centro de saúde", afirmou Francisco Jesus.
Esta convicção foi partilhada por Luís Pombo, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Arrábida. "Temos capacidade para aumentar o atendimento, e existem médicos para vir para cá", disse o líder da autarquia. 
A visita percorreu os vários espaços do edifício, deu a conhecer as valências de que dispõe, mas também as soluções arquitetónicas que vão ao encontro das preocupações coma sustentabilidade, como, de resto, foi destacado por Nuno Mendes, da Comissão Diretiva do Portugal 2020.
"Este é um projeto de excelência, com uma ótima arquitetura, que está bem integrado na malha urbana e que tem boa acessibilidade. Isto é também uma oportunidade para agradecer à Câmara Municipal de Sesimbra por ter dado o exemplo de ter levado este projeto do princípio ao fim", realçou.
Em representação da Comissão Europeia, Diego Villalba sublinhou que a Unidade de Saúde de Sesimbra "é um bom exemplo de integração de um projeto no território, na comunidade".
A Unidade de Saúde de Sesimbra tem capacidade de atendimento para mais de 11 mil utentes. O equipamento, apoiado pelo Portugal 2020, representou um investimento de cerca de 3,6 milhões de euros, dos quais 1,9 milhões de euros da Câmara Municipal, que também cedeu o terreno, e assumiu os custos com o lançamento, acompanhamento e fiscalização da obra, bem como com arranjos exteriores e parque de estacionamento.

Agência de Notícias com Lusa 
Fotografia: CM Sesimbra 

Comentários