Almada inaugurou novo centro de respostas integradas na Trafaria

Novo espaço dedicado ao apoio social e à saúde foi instalado no antigo Centro de Saúde 

Serviços de atendimento social, tratamentos de saúde oral e apoio psicológico são algumas das novas valências disponíveis do novo CRIA – Centro de Respostas Integradas de Almada, que passa a ocupar as instalações do antigo Centro de Saúde da Trafaria. O novo espaço dedicado ao apoio social e à saúde foi inaugurado esta quinta-feira pela Câmara de Almada. Localizado na Avenida da Liberdade, n.º 6, o CRIA disponibiliza uma ampla gama de serviços, promovendo o bem-estar da população.
Novo serviço social foi inaugurado esta quinta-feira 

Entre as respostas que estarão ao dispor da comunidade, destacam-se o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, o Gabinete de Inserção Profissional, o Centro de Apoio à Vida Independente, tratamentos de saúde oral, apoio psicológico, e um Balcão do Serviço Nacional de Saúde, informou a autarquia em comunicado. Este balcão vai permitir aos utentes realizar agendamentos de consultas, renovar receituários, realizar teleconsultas, consultar resultados de exames, obter guias de tratamento e avaliar sintomas.
Além disso, serão desenvolvidas várias ações no âmbito da promoção da saúde e prevenção de doenças, em colaboração com entidades como a Associação Portuguesa Promotora de Saúde e Higiene Oral, Alma Sã, Grupo de Intervenção e Reabilitação Ativa, a Santa Casa da Misericórdia de Almada e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
A presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, lembrou que, “quando chegámos em 2017, o que ouvimos em permanência, das gentes da Trafaria, foi o lamentar do encerramento deste Centro de Saúde, e passou a ser uma das prioridades saber o que fazer com o edifício. Foi preciso uma pandemia para voltarmos a abrir as portas deste edifício [como Centro de Vacinação]. Na altura, dissemos que a porta do Centro de Saúde não se voltava a fechar e não se fechou. Um edifício reivindicado pela autarquia na transferência de competências, que foi uma vitória grande dos serviços da Câmara de Almada”.
Inês de Medeiros diz não ter dúvidas de que os serviços que este equipamento vai começar a prestar, uma resposta integrada da saúde e dos serviços sociais, é um importante serviço público de apoio à população. “Fomos percursores nesta ideia de resposta integrada e continuaremos a lutar por ela. Sabemos que é a melhor forma de responder às necessidades da população”, disse, aproveitando para concluir que “é para isso que aqui estamos, é para isso que somos poder local, é para isso que somos serviço público, é para não deixar cavar o fosso das desigualdades, e é assim que cumprimos aquilo que ainda estamos a celebrar, que é a nossa revolução de Abril”.
A vereadora Maria Teodolinda Silveira destacou os serviços que o espaço disponibiliza, nomeadamente o Balcão do SNS e a realização de teleconsultas, e agradeceu aos serviços da autarquia e aos parceiros que tornaram este novo CRIA uma realidade.
O novo CRIA funciona nos dias úteis, das nove às 17 horas. Os contatos são telefónicos são 800 10 20 40 (gratuito) ou 211 565 750 e o e-mail: diss@cma.m-almada.pt.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Almada 

Comentários