Guardiãs das pradarias marinhas em Setúbal ganham prémio de sustentabilidade

O projeto “Guardiãs do Mar” procura dar resposta ao problema da perda de empregabilidade na pesca

A Câmara Municipal de Setúbal esteve representada, a 22 de Novembro, no Expocentro, em Pombal, na Conferência ODSlocal 24, dedicada à sustentabilidade, na qual o projeto setubalense “Guardiãs do Mar”, da Ocean Alive, foi distinguido. O projeto, apoiado pelo município de Setúbal, para envolver as mulheres da comunidade piscatória do Estuário do Sado na proteção e restauro das pradarias marinhas, foi premiado pela Plataforma ODSlocal, que monitoriza regiões e municípios no âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas, na categoria “Planeta”.
Mulheres estão a dar nova vida às pradarias marinhas do Sado

O projeto “Guardiãs do Mar”, envolve as mulheres da comunidade piscatória do estuário do Sado que colaboram com a Ocean Alive na proteção das pradarias marinhas e que se destacam pelo seu papel catalisador na transformação de comportamentos necessários à eliminação das ameaças que a comunidade local enfrenta neste habitat: o lixo da mariscagem, as âncoras e a pesca destrutiva.
Em termos de objetivos para o desenvolvimento sustentável, o projeto “Guardiãs do Mar” procura dar resposta ao problema da perda de empregabilidade na pesca, através da capacitação, com o conhecimento das pescadoras a ser convertido em serviços de educação marinha e de mapeamento das pradarias.
Nesta quinta conferência da Plataforma ODSlocal, com o tema “Partilhar Experiências, Transformar Futuros”, além da atribuição de prémios a vários projetos avaliados pela rede, como foi o caso do “Guardiãs do Mar”, o encontro promoveu o diálogo e a reflexão com promotores de várias iniciativas.
A Plataforma ODSlocal é formada por municípios, pessoas e entidades interessadas que pretende estimular o movimento de sustentabilidade amplo e aberto, através de um portal online composto pelos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pelas Nações Unidas na Agenda 2030.
A nível de desempenho, Setúbal, que no último relatório da Plataforma se apresentava no segundo patamar mais elevado do desempenho dos municípios portugueses para o cumprimento das metas dos ODS, conta atualmente com 151 indicadores de progresso, 16 projetos e 74 boas práticas elegíveis.

Agência de Notícias 
Fotografia: Ocean Alive 

Comentários