Quinta do Anjo tem dos maiores comboios de bicicletas do país

Autarcas receberam crianças da EB Matos Fortuna e garante continuidade deste projeto de sucesso

Um grupo de 14 alunos dos 3.º e 4.º anos da Escola Básica António Matos Fortuna (Quinta do Anjo) foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro  Amaro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. As crianças, que se deslocaram de autocarro e a pé, leram e entregaram uma carta de agradecimento pela implementação do projeto CicloExpresso - Comboio de Bicicletas para a Escola e deixaram algumas sugestões e pedidos para um planeta mais verde. Verdadeiras dicas úteis para autarcas, pais e comunidade em geral. O município considera que estas sugestões são "muito pertinentes". e garantiu que vão ser analisadas. 
Crianças chegam à escola mais felizes e dispostos a aprender mais

As crianças mostraram-se "muito felizes" com o CicloExpresso - que foi implementado no ano letivo 2023/2024, em resultado da parceria entre o município, a Cooperativa Bicicultura e a Escola - e sentem "muito orgulho" por ser um dos maiores comboios de bicicletas do país. Os alunos reconheceram os benefícios para a saúde física e mental, pois chegam à Escola "mais felizes e com mais vontade de aprender" e este projeto é "um exemplo na proteção do planeta". 
Já este ano letivo, também com o apoio do município, pintaram uma faixa na estrada em frente à Escola, como forma de alertar os condutores para diminuírem a velocidade naquela zona.
As crianças do 4.º ano realizaram assembleias e debates por turma e reuniões com os representantes de cada turma em Assembleia de Escola e apresentaram algumas propostas amigas do ambiente e para que possam circular sem medo. 
Para além da continuação do CicloExpresso, as crianças gostariam que existissem "estradas seguras para andar a pé, transportes escolares amigos do ambiente e mais ciclovias, estacionamento para bicicletas, sinalização para a segurança dos ciclistas, transportes públicos e paragens, ruas de sentido único (incluindo a rua da Escola), passeios, passadeiras e pinos para evitar o estacionamento nos passeios". Dicas importantes para a autarquia, os pais e para toda a escola e comunidade. 
Álvaro Amaro agradeceu a visita e considera que estas sugestões são "muito pertinentes". e garantiu que vão ser analisadas pelo município e que o CicloExpresso vai continuar no próximo ano letivo.
O momento contou também com a presença das vereadoras da Educação, Maria João Camolas, e do Ambiente, Fernanda Pésinho, da coordenadora da Escola, Sónia Durão, e da Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Mónica Costa. 

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Palmela 

Comentários