Iniciativa pretende contribuir para a "ceia natalícia destas famílias" do concelho
A Câmara de Sesimbra, em parceria com um conjunto de entidades locais, entregou cabazes de Natal a cerca de 600 famílias carenciadas do concelho. "Este apoio extraordinário destina-se a agregados que recebem bens alimentares essenciais ao longo do ano, no âmbito da rede de apoio alimentar que tem a autarquia como parceira", conta em comunicado da Câmara de Sesimbra. Ao mesmo tempo a autarquia tem em andamento a campanha, sobre o fazer compras no comércio local.600 famílias com um Natal mais "aconchegante" |
As famílias beneficiárias deste apoio extraordinário pertencem à rede de Apoio Alimentar, que inclui instituições parceiras como o Centro Comunitário da Quinta do Conde, a Associação Vidas Unidas, a Associação A Barca, a Associação de Beneficência, Amizade e Solidariedade, o Centro Paroquial do Castelo e a Santa Casa da Misericórdia Sesimbra.
A entrega dos cabazes realizou-se entre os dias 16 e 18 de Dezembro nas três freguesias do concelho.
"Além de bacalhau, o cabaz inclui azeite, broas, marmelada, leite, massas, arroz, açúcar, grão, ovos e atum, contribuindo assim para reforçar e melhorar significativamente a ceia natalícia destas famílias", diz a autarquia.
Esta oferta representou em 2024 um "investimento municipal de cerca de 22 mil euros. A Câmara teve o apoio da Medicare, que ofereceu alguns produtos", sublinhou a autarquia.
Os presentes especiais para este Natal, os doces tradicionais ou a decoração natalícia podem ser encontrados bem perto de casa, na loja de rua onde as compras são feitas com o vagar e dedicação que esta quadra merece.
"Optar pelo comércio de proximidade contribui para incentivar os negócios do concelho, mas também para ganhar o hábito de preferir produtos locais e tradicionais não só nesta altura, mas ao longo de todo o ano", conta a Câmara de Sesimbra.
Até 6 de Janeiro de 2025 decorre a campanha Em Sesimbra, Natal é no Comércio Local e Tradicional! que valoriza o comércio tradicional e promove hábitos de consumo locais durante a quadra natalícia."Optar pelo comércio de proximidade contribui para incentivar os negócios do concelho, mas também para ganhar o hábito de preferir produtos locais e tradicionais não só nesta altura, mas ao longo de todo o ano", conta a Câmara de Sesimbra.
Para além do habitual Sorteio de Natal, este ano há uma novidade, a realização da primeira edição do Concurso de Montras, que pretendeu incentivar a decoração dos espaços comerciais com elementos alusivos ao Natal.
Os estabelecimentos aderentes habilitam-se a prémios, tanto no Sorteio de Natal como no Concurso de Montras. O estabelecimento que atribua um dos três primeiros cupões no Sorteio de Natal ganha um vale de compras no valor de 20 por cento do prémio atribuído. Caso tenha uma das montras vencedoras habilita-se a prémios entre os 100 e os 400 euros.
Os clientes por sua vez, habilitam-se a vales de compras entre os 100 euros e os dois mil euros. Por cada 10 euros de compras nos estabelecimentos aderentes recebem um cupão para o Sorteio de Natal.
O concurso de Natal é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal e Juntas de Freguesia do Castelo, Quinta do Conde e Santiago.
Agência de Notícias
Fotografia: CM Sesimbra
Comentários
Enviar um comentário