"Continuamos a reivindicar que o comboio vá até ao Politécnico e a redução do tempo de viagem entre Setúbal e Lisboa"
O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, assinalou nesta segunda-feira, o início dos novos horários com uma viagem de comboio até ao Pinhal Novo, onde sublinhou a necessidade de a Fertagus chegar às Praias do Sado, para servir a população da freguesia do Sado e o Instituto Politécnico de Setúbal. Ao todo, 14 estações beneficiam do aumento de horários, decorrente do alargamento do contrato de concessão da Fertagus até 31 Março de 2031. Os horários que agora entram em vigor garantem igualmente o reforço das ligações nas estações de Penalva, Pinhal Novo, Venda do Alcaide e Palmela.Autarca experimentou viajar de comboio entre Setúbal e o Pinhal Novo |
“Naturalmente que consideramos muito positiva esta iniciativa, mas estamos aqui também para dizer que continuamos a reivindicar que o comboio vá de Lisboa até ao Politécnico e a redução do tempo de viagem entre Setúbal e Lisboa”, disse André Martins.
O autarca admitiu que essa “caminhada provavelmente não é fácil”, mas afirmou que a Câmara Municipal vai insistir nessa reivindicação. “Continuamos nesta luta para alcançar este objetivo, na defesa das nossas populações”.
As declarações foram prestadas na estação do Pinhal Novo, no final de uma viagem que teve como objetivo “conhecer a adesão dos setubalenses” ao “incentivo para a utilização da ferrovia” na ligação Setúbal-Lisboa que representa a alteração da frequência de comboios para intervalos de 20 minutos.
Em meados de Novembro, André Martins tinha anunciado que, após as “insistências” da Câmara Municipal, a Fertagus o informara de que em Dezembro passava a “garantir comboios de 20 em 20 minutos nos dois sentidos do percurso Setúbal-Lisboa”, para assegurar “uma melhor mobilidade ferroviária” dos setubalenses para a capital e restantes concelhos da Península de Setúbal.
O Ministério das Infraestruturas e Habitação admite que esta oferta é largamente melhorada, tanto nos dias úteis como aos fins de semana e feriados, o que se traduz num crescimento em 73 por cento dos lugares oferecidos aos dias úteis e em 172 por cento aos fins de semana. A circulação entre Lisboa e Coina manterá uma frequência de comboios de 10 em 10 minutos nas horas de ponta e de 20 em 20 minutos nos restantes horários.
Agência de Notícias
Fotografia: CM Setúbal
Comentários
Enviar um comentário