Consolidação orçamental, apoiar as pessoas e as instituições
A proposta de orçamento para o ano de 2025 e o Plano Plurianual de Investimento do Montijo foi aprovada em reunião de câmara. A presidente da Câmara Municipal, Maria Clara Silva, referiu ser “um orçamento equilibrado, com um valor total de 71 milhões de euros. Maria Clara Silva informou que no que concerne à receita corrente prevê-se “arrecadar uma receita corrente, em impostos diretos, transferências correntes da administração central e projetos cofinanciados, no valor de 52 milhões de euros”.Orçamento foi aprovado com o voto de qualidade da presidente |
No que respeita “à receita de capital com o PRR Habitação, PRR Comunidades Desfavorecidas e a candidatura da Gaivota do Montijo, prevê-se arrecadar um valor de 17 milhões de euros” informou a presidente.
No que se refere à despesa, as verbas, “distribuem-se também por despesas correntes, 45 milhões de euros, sendo o valor da despesa de pessoal de mais de 23 milhões de euros. Na despesa de capital prevê-se gastar cerca de 25 milhões de euros”, disse.
No Plano Plurianual de Investimento como principais investimentos, a presidente referiu “a requalificação e ampliação da Biblioteca Municipal, a requalificação energética do edifício do Serviços Técnicos, a aquisição de viaturas para os sectores operacionais, o Centro Escolar de Pegões, a ampliação da EB do Areias e do Bairro da Liberdade, a reabilitação da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, a reabilitação da EB D. Pedro Varela, as AEC’S e os transportes escolares, a recuperação de Centros de Saúde, os transportes públicos (pagamentos à AML para o Serviço Rodoviário da Carris Metropolitana e Passe Navegante) as candidaturas PRR Comunidades Desfavorecidas, PRR Habitação, apoio a entidades e Organismos, apoios sociais de acordo com o nosso regulamento, obras de recuperação em habitações sociais, ciclovia da Atalaia, reabilitação das piscinas, colocação de relvado sintético no campo de futebol do Areias, atividades desportivas e culturais, atividades para a juventude, pavimentação e calcetamento de ruas, estradas e caminhos”.
“Este é um documento que prevê a consolidação orçamental, apoiar as pessoas e as instituições cumprindo o programa eleitoral do PS apresentado às populações”, concluiu a presidente.
O orçamento foi aprovado com três votos a favor do PS (com o voto de qualidade da presidente), um voto de abstenção do PSD e três contra do PSD e dos dois vereadores comunistas.
Agência de Notícias
Fotografia: CM Montijo
Comentários
Enviar um comentário