Município da Moita lança campanha gratuita de microchipagem

Campanha decorre até ao final do ano e é destinada a cães de companhia de residentes do concelho 

Desde dia 1 de Dezembro e até dia 31, a Câmara da Moita faz a identificação eletrónica de animais de companhia de forma gratuita. Diariamente, cães e gatos fogem de suas casas ou afastam-se de seus tutores acabando por se perder. Outros são furtados e quando encontrados na posse de terceiros, dificilmente os legítimos tutores conseguem fazer prova de que se trata do seu animal de estimação.
Campanha visa identificar cães e cadelas de companhia 

A realidade é que dos inúmeros animais que se perdem diariamente nem todos são recuperados, muito por causa da falta de microchip. É por isso que a Câmara Municipal da Moita decidiu lançar a campanha gratuita de microchipagem – Um Chip Contra o Abandono.
"Podem candidatar-se todos os munícipes do Concelho da Moita que detenham cães de companhia que ainda não possuam microchip obrigatório (ao abrigo do Decreto-Lei)", explica a autarquia. 
Um animal com microchip está "legalmente vinculado ao seu cuidador, com as consequências jurídicas que daí decorrem, ou seja, a possibilidade de recorrer em caso de perda, roubo, agressão ou maus-tratos por parte de terceiros. Sem microchip, não será possível fazer valer os seus direitos em caso de disputa", sublinha a Câmara da Moita. 
De recordar que em caso de desaparecimento ou fuga, a implantação do microchip permite encontrar muito mais facilmente o proprietário do animal. Isso proporciona uma grande tranquilidade aos humanos e também aos animais, que regressarão a casa mais rapidamente.
A candidatura deverá ser efetuada via e-mail/contacto telefónico, sendo posteriormente feita a marcação para colocação do microchip nas instalações do CROAE/Gabinete do Médico Veterinário Municipal, que garantirá, também, gratuitamente, o registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia, mediante a apresentação de comprovativo de morada.

Comentários