"Forte investimento cumpre mandato e lança obras de futuro", diz o executivo
No último ano deste mandato, a Câmara de Palmela aprovou, para 2025, um Orçamento com o valor global de 83 milhões de euros, que representa um aumento de sete por cento face à dotação inicial de 2024 (+ 5,5 milhões). O valor afeto às Grandes Opções do Plano 2025-2029 (com financiamento assegurado) é de 50,7 milhões e cresce 10,7 por cento. A maior fatia corresponde às Funções Sociais, com as áreas da Educação, Resíduos Sólidos, Habitação/Urbanismo e Saneamento a reunir os maiores volumes de investimento.Autarquia prepara ano de muito investimento no concelho |
Este documento de gestão previsional fecha o ciclo de governação com o lançamento de importantes obras, que representam o "cumprimento dos compromissos assumidos para o presente mandato, e, simultaneamente, apresenta um conjunto de novos projetos, empreitadas e candidaturas, com especial destaque para o Investimento Territorial Integrado da Área Metropolitana de Lisboa 2030, que irão marcar os próximos anos de trabalho", diz a autarquia em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias.
Acresce, sublinha ainda a autarquia, a "conclusão, em 2025, de documentos estratégicos essenciais para preparar o futuro face a novos desafios e ao crescimento demográfico que continua a registar-se no território. São exemplo a Carta Educativa, o Plano de Revitalização Económica do Centro Histórico de Palmela, o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo, o Plano de Desenvolvimento Social e o próprio Plano Diretor Municipal".
O município continua a investir "fortemente no desenvolvimento sustentável e integrado do maior concelho da Área Metropolitana de Lisboa e garante, para 2025, 42 por cento de autofinanciamento, sendo esta a sua principal fonte de receita, não obstante ter aprovado a aplicação da taxa mínima de IMI, cumprindo o compromisso de paulatina redução ao longo do mandato".
Além do IMI, a autarquia lembra a criação do IMI Familiar, isenção de Derrama para micro e pequenas empresas, reduções para quem investe na reabilitação urbana, aplicação de tarifário social automático e tarifário familiar, atribuição de 100 bolsas de estudo, oferta de cadernos de atividades aos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, distribuição regular do Cabaz Solidário Saudável a mais de 500 munícipes, entre outras medidas de apoio.
A proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano 2025-2029 foi aprovada pela Câmara Municipal em reunião pública com os votos a favor da CDU, as abstenções do PS e os votos contra do MCCP e do PSD, e será colocada à deliberação da Assembleia Municipal no dia 12 de Dezembro.
Educação e habitação respondem a desafios de crescimento
Educação e habitação respondem a desafios de crescimento
"Ciclo" do Pinhal Novo vai ser requalificado |
No ano em que colocará ao serviço da comunidade o novo Pavilhão Desportivo de Palmela, contíguo à Escola Secundária, depois de várias décadas de reivindicação (mas assumindo a maior fatia do investimento), o município espera lançar outras importantes obras da responsabilidade da tutela, nomeadamente, a nova Unidade de Saúde para Quinta do Anjo, com concurso a decorrer, e o Posto da GNR em Poceirão, que aguarda autorização do governo para consignação da obra.
Entretanto, decorre o projeto e o complexo conjunto de estudos de suporte para a segunda fase de regularização da Ribeira da Salgueirinha, num total de 7,6 km entre o Vale do Alecrim e a Serra do Louro, com elevada importância para a preservação dos ecossistemas e mitigação das alterações climáticas.
De igual modo, a Estratégia Local de Habitação continua em implementação, com a construção e reabilitação de dezenas de fogos em todas as freguesias, permitindo continuar a alojar mais famílias, em regime de arrendamento apoiado.
Turismo e economia local, ambiente, proteção civil, juventude, participação e cidadania, intervenção social, cultura e património são mais algumas das muitas áreas de intervenção municipal que continuarão a fazer caminho, com muitos projetos já consolidados ou em crescimento, em estreita articulação com as redes de parceria e as populações.
Turismo e economia local, ambiente, proteção civil, juventude, participação e cidadania, intervenção social, cultura e património são mais algumas das muitas áreas de intervenção municipal que continuarão a fazer caminho, com muitos projetos já consolidados ou em crescimento, em estreita articulação com as redes de parceria e as populações.
A fim de melhorar, cada vez mais, o Serviço Público prestado, o município continuará a investir, também, na valorização e melhoria das condições de trabalho das suas equipas, com novas empreitadas de reabilitação de edifícios de serviços, modernização e eficiência energética de equipamentos e da frota municipal, saúde ocupacional, capacitação e formação profissional. Para o início do ano, está prevista a apresentação da nova Loja Móvel do Cidadão, com novos percursos e a disponibilização de mais serviços aos munícipes.
Agência de Notícias
Fotografia: CM Palmela
Comentários
Enviar um comentário