CROAC de Setúbal tem disponíveis mais de 70 animais que podem ser adotados
O presidente da Câmara Municipal, André Martins, afirmou nesta terça-feira que o CROAC - Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do município de Setúbal vai oferecer melhores condições com a obra de requalificação em curso, no valor de 118 mil euros. O autarca sublinhou que a obra, que é comparticipada em 50 mil euros pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, sendo 68 mil euros da responsabilidade da Câmara Municipal, vai criar “melhores condições” para os animais residentes e “melhores condições de trabalho para os trabalhadores da Câmara Municipal” que ali desenvolvem a sua atividade.Autarquia vai melhorar condições do CROAC |
O pavilhão multiusos que ocupa o lugar de uma antiga vacaria, onde há salas para pombos, ovelhas e cabras, cavalos e outros animais de grande porte, gatos, uma zona de banhos para animais e um espaço de armazenamento de equipamentos e rações, recebe obras que abrangem os esgotos, a substituição de telhados, com a retirada de material que contém amianto, as paredes, o chão e o sistema de controlo de incêndios.
Noutro edifício, um antigo galinheiro da quinta que havia naquela zona de Poçoilos, vão ser feitas obras idênticas, mas sem a colocação do sistema de incêndio e com a instalação de abastecimento de água, para a criação de duas salas de recobro de cirurgia e outras duas para maternidades para cães, para os casos em que as cadelas já chegam ao CROAC grávidas.
As obras no CROAC, que alberga cerca de 70 cães e 55 gatos, todos esterilizados para controlo de população, vão decorrer ao longo de três meses e no seu âmbito já foram feitos alguns arranjos exteriores, com a plantação de 80 árvores e 200 arbustos.
André Martins sublinhou que os animais “são bem tratados” no CROAC e deixou um pedido aos “cidadãos e às cidadãs que têm animais de companhia para não os abandonarem”, porque estes devem ser “companhia para quem precisa e para quem gosta de animais”, como sublinhou.
"Estamos a criar condições cada vez melhores"
Autarcas apelam à adopção de animais no CROAC |
A vice-presidente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro, titular do pelouro do Ambiente, que integra o CROAC, fez um apelo à adoção, considerando-a “muito importante” porque hoje um cão pode passar toda a vida num canil, devido aos progressos registados na legislação. “Aquilo que nós gostaríamos mesmo é que tivessem uma família, de um setubalense ou de uma setubalense, que pudesse acolher”.
A autarca recordou que o CROAC de Setúbal “tem disponíveis mais de 70 animais que podem ser adotados”, salientando que “hoje em dia não há necessidade de se comprarem animais, porque eles no canil são bem tratados, estão esterilizados, estão chipados e estão disponíveis para qualquer pessoa que tenha condições e queira” adotá-los.
“Estamos a criar condições cada vez melhores no canil, mas esperamos que a estada destes animais seja temporária. Por isso contamos com todos os setubalenses que queiram. Podem vir visitar este espaço só para conhecer, podem também ser voluntários, inscreverem-se para darem banho aos nossos animais, levarem-nos a passear e também, quem sabe, depois poder levar um deles para fazer parte da família”, referiu.
A visita contou igualmente com a participação da vereadora na Câmara Municipal com o pelouro do Urbanismo, Rita Carvalho.
Agência de Notícias
Fotografia: CM Setúbal
Comentários
Enviar um comentário