Almada dá início ao ano cultural com uma agenda recheada de eventos

Teatro Municipal Joaquim Benite apresenta programação 2025 com 51 espetáculos e grandes destaques

O Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, encheu-se, no passado sábado, para a apresentação da programação cultural de 2025, que inclui 51 espetáculos e eventos em diversas disciplinas artísticas. A noite teve início com a inauguração da exposição Diário de uma República, uma colaboração entre os artistas Augusto Brázio e Nelson D’aires, que combina teatro e fotografia. A exposição, que reflete sobre a justiça e o trabalho, oferece uma visão profunda das pessoas e paisagens de Portugal.
Programação foi apresentada este sábado em Almada 

A Companhia de Teatro de Almada anunciou para este ano um conjunto de produções e parcerias que prometem marcar a agenda cultural da cidade. A 42.ª edição do Festival de Almada, que começará a 4 de Julho, terá em Marius, de Joël Pommerat, um dos seus maiores destaques. A programação inclui também três criações da Companhia de Teatro de Almada, 19 produções acolhidas, 13 espetáculos para o público infantil e três exposições. A música e a dança também têm uma presença marcante, com 19 espetáculos, entre os quais o festival Transborda e concertos do Festival de Música dos Capuchos.
Rodrigo Francisco, diretor artístico do Teatro Municipal Joaquim Benite, sublinhou a "diversidade e qualidade" das propostas para este ano, destacando a estreia de várias produções da Companhia de Teatro de Almada. 
Uma das grandes novidades será a peça Uma Barragem Contra o Pacífico, que estreia em Março. Com encenação de Álvaro Correia e texto de Marguerite Duras, a peça conta a história de uma viúva e seus filhos num contexto colonial, e a sua luta pela sobrevivência.
Outro destaque é a estreia, em Novembro, de Elogio do Riso, uma criação de Maria Rueff e Rodrigo Francisco, que explora as origens do riso a partir do texto A Contrador, de Aldo Palazzeschi. O espetáculo contará com a participação do encenador Hajo Schuller. 
A Companhia de Teatro de Almada encerrará o ano com Música Mágica de Mozart, uma peça para crianças, de Teresa Gafeira e Pedro Proença, que promete encantar os mais novos com a beleza da música clássica.

Música e programação para a infância
A rua do Inferno chega no último dia de Janeiro...
A programação de teatro acolhido promete também uma oferta diversificada. Entre as produções que se destacam, Rodrigo Francisco mencionou a presença de duas companhias históricas: A Barraca, que apresenta De Mary para Mary, um monólogo sobre o universo feminino, e A Comuna, com A Rua do Inferno, uma peça do autor espanhol Antonio Onetti, que explora as complexas relações humanas através da história de três amigas.
Para o público infantil, o Teatro Municipal Joaquim Benite tem uma vasta programação, com espetáculos como Bora Lá Laborar, Picasso Agarrado pelo Rabo, Os Sonhos do Tom e A Caminha dos Elefantes, entre outros. A música também terá uma forte presença, com concertos de artistas como Rita Vian, JP Simões, Prétus, Ana Lua Caiano, Klub Makumba, Katia Guerreiro e muitos outros, abrangendo diversos géneros e estilos.
A presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, partilhou a sua emoção ao ver a sala cheia para a apresentação da programação, refletindo sobre o significado do trabalho cultural na cidade. “É o sonho de qualquer pessoa que foi, ou é, artista e criador. A prova de que o trabalho cultural e o teatro fazem sentido é esta sala cheia”, disse a autarca.
A noite terminou em grande estilo, com o concerto da Orquestra do Hot Club de Portugal, que encantou o público presente e encerrou com chave de ouro a apresentação da programação de 2025 do Teatro Municipal Joaquim Benite.
Fique a par de toda a programação de espetáculos de teatro, música e dança, do Municipal Joaquim Benite

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Almada e DR 

Comentários