Governo prioriza reparação de estradas nacionais no concelho de Palmela

Infraestruturas de Portugal vai estudar variantes há muito aguardadas em Pinhal Novo e Quinta do Anjo

O Governo comprometeu-se a reparar as Estradas Nacionais (EN) 379 e 252, e a Infraestruturas de Portugal vai começar a estudar a implementação de variantes no concelho de Palmela. O compromisso foi assumido pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, após reunião com o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro. O autarca insistiu junto do governo para que fossem dadas “respostas concretas ao pacote de reivindicações antigas das autarquias e populações, fortemente penalizadas pela intensidade do tráfego naquelas duas vias estruturantes, que atravessam o coração de localidades como Pinhal Novo, Volta da Pedra, Aires, Quinta do Anjo ou Cabanas”.
EN 252 atravessa Pinhal Novo, Volta da Pedra e Aires 

Numa reunião realizada esta semana, o Secretário de Estado das Infraestruturas garantiu que o projeto de reparação da EN 379 será lançado até ao final do primeiro semestre de 2025, enquanto a intervenção na EN 252 está prevista para 2026. As duas vias, essenciais para milhares de pessoas, encontram-se em mau estado e representam um problema de segurança, impacto ambiental e qualidade de vida nas localidades que atravessam, como Pinhal Novo, Volta da Pedra, Aires, Quinta do Anjo e Cabanas.
Álvaro Amaro salientou a importância destas intervenções, referindo que são "reivindicações antigas das populações e das autarquias". A proposta do município de Palmela para assumir a gestão dos troços urbanos destas vias "também está a ser considerada e poderá avançar com um novo enquadramento legal para descentralização". 

Variantes previstas no Plano Diretor Municipal há quase três décadas
EN 379 atravessa Quinta do Anjo e Cabanas 
Apesar de as variantes à EN 379 e à EN 252 constarem do Plano Diretor Municipal de Palmela desde 1997, os projetos não foram incluídos no Programa Nacional de Investimentos 2030. O histórico reivindicativo destas vias inclui compromissos como o protocolo de 2009, que previa a construção da variante nascente à EN 252, e sessões públicas de 2004 e 2005 para a EN 379.
Mais recentemente, a Câmara Municipal propôs novos traçados, mais curtos e sustentáveis, já incluídos na revisão do Plano Diretor Municipal e bem acolhidos pela I.P., que aguarda indicações do Governo para avançar.
Com o aumento do tráfego causado pelo crescimento económico e turístico da região, a concretização das variantes é crucial para garantir segurança, mobilidade e qualidade de vida. O Governo reafirma o seu compromisso em dar prioridade a estas necessidades.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Palmela 

Comentários