Moita apresenta candidaturas para reabilitação de habitações e edifícios públicos

Intervenções têm como objetivo criar condições para pessoas com mobilidade reduzida

O município da Moita apresentou sete candidaturas ao Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos e ao Programa de Intervenção em Habitações, ambos inseridos na medida Acessibilidades 360°, do Plano de Recuperação e Resiliência, com o objetivo de "melhorar a acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada, tanto em serviços públicos como em habitações privadas", explicou o município em nota enviada à ADN-Agência de Notícias. 
Autarquia quer melhorar acessos a pessoas com mobilidade reduzida 

No âmbito da medida Acessibilidades 360°, o Município da Moita submeteu sete candidaturas com foco na promoção da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada. Esta medida, que integra o Plano de Recuperação e Resiliência, visa garantir o acesso facilitado a serviços públicos e a melhorias nas condições habitacionais, assegurando que as pessoas com mobilidade reduzida possam ter maior autonomia e qualidade de vida.
As candidaturas ao Programa de Intervenção em Habitações foram direcionadas à reabilitação de edifícios habitacionais existentes, com a intenção de cumprir a legislação vigente sobre reabilitação urbana. 
"O foco das intervenções em habitações particulares foi garantir a acessibilidade em percursos de acesso e nos compartimentos essenciais, como os quartos e as instalações sanitárias", sublinha a autarquia. 
As obras realizadas no âmbito da Intervenção Simples "incluem a adaptação de portas para permitir a passagem de cadeiras de rodas, a substituição de banheiras por bases de duche acessíveis ao nível do piso e a instalação de pavimentos adequados nas áreas intervencionadas. Além disso, as instalações sanitárias foram dotadas de equipamentos de segurança para garantir a autonomia e segurança dos utilizadores com mobilidade condicionada", explica ainda o documento da Câmara da Moita. 
Essas melhorias, além de cumprirem as normas de acessibilidade, representam um "passo importante na criação de condições mais inclusivas e igualitárias para as pessoas com necessidades especiais, facilitando o seu acesso a espaços essenciais e promovendo maior independência", realça ainda a autarquia.  
O município da Moita reforça, assim, o seu compromisso com a inclusão social e a melhoria das condições de vida para todos os seus cidadãos.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Moita 

Comentários