Palmela volta a celebrar Dia de Reis no Centro Histórico da vila

“Vamos cantar as Janeiras, por esses quintais adentro” para as boas novas a 2025

A tradição das Janeiras vai animar as ruas de Palmela na noite de 6 de Janeiro, com um desfile de cor, alegria e música para dar as boas-vindas a 2025. O movimento associativo local, que mantém viva esta tradição desde os anos 90, saúda os Reis Magos, recorda o espírito natalício e celebra o fim da época festiva. Oito associações locais vão percorrer as ruas da vila, levando a magia das Janeiras às 21 horas, no encerramento do programa "Viva o Natal no município de Palmela", uma iniciativa da Câmara Municipal em colaboração com a comunidade e os agentes locais.

Palmela canta as janeiras há 30 anos no centro da vila 
Na próxima segunda-feira, dia 6 de Janeiro, Palmela vai reviver uma das mais antigas tradições locais com o tradicional canto das Janeiras, numa recriação do Dia de Reis pelas ruas do Centro Histórico da Vila. Este ritual, que teve início em 1995, celebra este ano três décadas de história, unindo a comunidade num evento de alegria e partilha.
A partir das 21 horas, no Paços do Concelho, um cortejo composto por várias associações e grupos locais iniciará o percurso pelas ruas da vila, levando os votos de Bom Ano aos habitantes e visitantes. Participam nesta iniciativa a Sociedade Filarmónica Humanitária, a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, o Centro Social de Palmela, o Grupo 40 da Associação de Escoteiros de Portugal, o Grupo das Férias Culturais da Passos e Compassos, o Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”, o Grupo Modalentejo e a Associação dos Idosos de Palmela.
O cortejo culminará no Largo de São João, onde será oferecido moscatel e bolo-rei junto à fogueira, proporcionando um ambiente acolhedor e festivo para todos os presentes.
As Janeiras de Palmela integram-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos, destacando a importância da colaboração entre as diversas associações e a comunidade local para a manutenção e celebração desta tradição. 
A iniciativa encerra o programa de animação da época natalícia “Viva o Natal no Município de Palmela”, dinamizado pela Câmara Municipal em parceria com os agentes locais.
Comemorando 30 anos de existência, as Janeiras de Palmela continuam a ser um momento de união e celebração, encerrando as festividades de fim de ano com música, tradição e espírito comunitário.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Palmela 

Comentários