Palmela investe no futuro: 102 bolsas de estudo para jovens do concelho

Educação ao alcance de todos: Apoios municipais chegam a mais estudantes

A cerimónia simbólica de entrega das Bolsas de Estudo decorreu no Espaço Fortuna, em Quinta do Anjo, reunindo 25 estudantes bolseiros e as suas famílias. No ano letivo 2024/2025, a Câmara Municipal de Palmela atribuiu um total de 102 bolsas, distribuídas entre o Ensino Secundário (52), Cursos de Especialização Tecnológica (5) e Ensino Superior (45), representando um investimento global de 74 mil 750 euros. Este apoio financeiro é determinante para garantir que mais jovens do concelho possam prosseguir os seus estudos.

Evento simbólico reuniu estudantes, famílias e autarcas 


De acordo com o Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo, a autarquia disponibiliza, anualmente, até 100 bolsas com valores diferenciados consoante o nível de ensino: 500 euros para o Ensino Secundário, 750 euros para os Cursos de Especialização Tecnológica e mil euros para o Ensino Superior. Nesta edição, candidataram-se 201 estudantes, sendo que 174 foram considerados elegíveis para o apoio (106 do Ensino Secundário, 5 dos Cursos de Especialização Tecnológica e 63 do Ensino Superior).
A atribuição das bolsas segue critérios específicos, dando "prioridade a estudantes pertencentes a agregados familiares unipessoais, com menor rendimento per capita, com mais dependentes a frequentar diferentes níveis de ensino, portadores de deficiência, bombeiros voluntários ativos ou seus descendentes, bem como aqueles que apresentaram as melhores médias no ano letivo anterior", diz a autarquia de Palmela em nota enviada à ADN-Agência de Notícias. 
Esta iniciativa reforça o compromisso do município na "promoção da igualdade de oportunidades", garantindo que jovens em situação de carência económica possam continuar a sua formação académica. Com este apoio, Palmela "investe na educação como um pilar essencial para o desenvolvimento social e profissional dos seus munícipes", sublinha o município. 
A atribuição destas bolsas de estudo pelo município de Palmela representa um suporte fundamental para muitos estudantes que, de outra forma, poderiam ver os seus sonhos académicos comprometidos por dificuldades financeiras. 
Este tipo de iniciativas reforça o papel da autarquia na construção de um futuro mais justo e inclusivo, onde todos tenham a oportunidade de alcançar o sucesso educativo.
O evento contou ainda com um momento cultural de música e dança, proporcionado pela Academia de Música Dó Ré Mi, sob a orientação da Professora Ana Barrocas, e pela Associação Inspira Atitude, com a participação da aluna Sofia Martins e da Professora Iza da Costa.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Palmela 

Comentários