"Nunca se investiu tanto": Autarca de Setúbal aponta conquistas do mandato

Investimento público com 200 milhões aplicados em quatro anos reafirma a Câmara Municipal 

A poucos meses de novas eleições autárquicas, o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, voltou a destacar o que considera ser o maior investimento de sempre no concelho. Numa sessão do programa “Ouvir a População, Construir o Futuro”, realizada na freguesia de São Sebastião, o autarca reafirmou que o atual mandato, iniciado em 2021, ficará marcado por uma transformação profunda do território setubalense. 
Obras na Praceta Joaquina Guerreiro é um exemplo de investimento

A cidade de Setúbal está em transformação. Literalmente. Ruas em obras, bairros renovados, centros de saúde em construção e novas escolas a nascer. Ao volante deste movimento está o presidente da Câmara Municipal, André Martins, que garante: "Nunca houve tanto investimento no concelho como agora". 
A afirmação foi feita na mais recente reunião do programa “Ouvir a População, Construir o Futuro”, na freguesia de São Sebastião, perante três dezenas de moradores. A poucos meses das eleições, o autarca quer deixar marca e mostra obra: são 200 milhões de euros investidos em quatro anos, com destaque para habitação, saúde, educação, mobilidade e espaços verdes.
Os números mostram que só na freguesia de São Sebastião, o investimento ronda os seis milhões de euros, com obras como o Centro de Saúde da Bela Vista, o novo Pavilhão das Manteigadas e a requalificação urbana da Praceta Joaquina Guerreiro e da Rua António Forjaz.
Grande parte deste impulso vem do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que já aprovou 160 milhões de euros em candidaturas para Setúbal. E as obras não são só no papel: estão a acontecer - e "à vista de todos", realça o presidente. 
Na habitação pública, o investimento é de 108 milhões de euros aplicados em 1700 fogos municipais, com o Bairro Afonso Costa como o mais recente projeto a entrar em concurso, com 36 milhões.

Saúde mais perto e sem escadas: novas unidades a nascer nos bairros
Na área da saúde, o município está a agir onde o Estado nem sempre chega. Um novo centro de saúde foi construído em Azeitão, outro está em obra na Bela Vista, e um terceiro já está a ser negociado para o Bairro do Liceu.
O objetivo é claro: evitar que as pessoas tenham de ir ao hospital por falta de resposta nos centros de saúde. "As pessoas não podem continuar a subir escadas para uma consulta", disparou André Martins, referindo-se ao atual centro de Santos Nicolau,  um problema que será resolvido com a nova unidade.
Ao todo, são 16 milhões de euros na saúde, pagos pela Câmara, mesmo que os custos ultrapassem o previsto.

Educação em construção: duas escolas novas até 2026
Reunião com moradores destaca prioridades para São Sebastião
Também a educação está a ganhar terreno, com a construção de dois novos equipamentos: o Centro Escolar Barbosa du Bocage, já a caminho, e uma escola na Quinta da Amizade, que será concluída no verão de 2026.
No total, são 13 milhões de euros de investimento para garantir que as crianças e jovens de Setúbal tenham escolas modernas e à altura dos tempos.

Transportes e parques: menos passe, mais verde, melhores acessos
Nos transportes, o passe Navegante ficou 10 euros mais barato para os setubalenses, graças a um apoio municipal de dois milhões por ano. Ao mesmo tempo, várias artérias da cidade estão a ser requalificadas: Avenida dos Ciprestes, Avenida de Moçambique e Rua Eng.º Henrique Cabeçadas são apenas algumas.
E porque uma cidade também se mede pela qualidade dos seus espaços verdes, há três novos parques em marcha: o Parque Urbano da Várzea (16 hectares), o Parque Verde da Quinta da Amizade (6 hectares) e o Parque 25 de Abril nas Praias do Sado (4 hectares). Todos a juntar-se aos já conhecidos Bonfim, Vanicelos e aos pulmões verdes de Azeitão.

Pessoas em primeiro lugar: ouvir, decidir e transformar
Este movimento de obras e mudanças não acontece de cima para baixo. Pelo contrário: o programa “Ouvir a População, Construir o Futuro” leva os autarcas a cada rua, a cada bairro, para ouvir diretamente quem lá vive. Monte Belo, Bela Vista, Manteigadas, Azinhaga dos Espanhóis e outros pontos da freguesia têm grupos de trabalho ativos que participam na definição das prioridades.
Luís Matos, presidente da Junta de São Sebastião, fez questão de destacar este envolvimento cívico, além do trabalho com seniores, jovens, cultura e desporto. Realçou também a importância de eventos como a Festanima ou a Mostra das Tradições Marítimas, que ajudam a manter a identidade e a alma da freguesia bem vivas.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Setúbal 

Comentários